Dicas para evitar a retenção de líquidos




A retenção de líquidos é um dos problemas de saúde mais comuns. Nomeado em termos médicos como hidropisia ou edema, é o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos, principalmente água, nos tecidos do corpo.

Agora que o verão está se aproximando e estamos começando a prestar mais atenção à nossa figura corporal, devemos saber que a retenção de líquidos é acompanhada de dieta e estilo de vida sedentário, um dos fatores fundamentais que mais contribuem para aumentar nosso volume e ganhar peso.


Nesse sentido, a retenção de líquidos tem efeitos visíveis na balança e no espelho. Isso ocorre porque, embora o corpo humano regule constantemente os níveis de líquidos no corpo, quando não o faz corretamente ou há excessos, o equilíbrio do nosso corpo é quebrado e ocorre a chamada retenção de líquidos.

Quando isso ocorre, esse líquido se acumula no espaço entre as células, resultando em aumento de peso e inchaço de várias partes do corpo, como mãos, tornozelos, coxas, barriga.

O que causa a retenção de líquidos?


Uma dieta incorreta e a falta de exercício são algumas das principais causas de retenção de líquidos, fenômeno que se intensifica com altas temperaturas e afeta principalmente as mulheres, uma vez que o estrogênio e a progesterona têm alta capacidade para causar a acumulação de água no corpo.

Note-se que a retenção de líquidos geralmente aparece como sintoma de doenças do coração, rins, sistema digestivo, por isso é necessário consultar um médico para determinar as causas. As flutuações hormonais também desempenham um papel proeminente na retenção de líquidos, de modo que a gravidez ou a menopausa afeta significativamente a regulação dos níveis de água em nosso corpo.

De qualquer forma, existem vários hábitos que podem nos ajudar a combater a temida retenção de líquidos. Estas são as cinco dicas fundamentais para manter a retenção de líquidos afastada:

Dicas para eliminar a retenção de líquidos


 Esmaltecos


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Sem dúvida, este é o conselho essencial para combater a retenção de líquidos. Seguir uma dieta pobre em sódio e ingerir alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, carnes e peixes frescos, ajudará nosso corpo a lidar com esse problema.

Infusões de chá verde, por exemplo, também pode ser útil. Em vez disso, gorduras vegetais e alimentos processados ​​são nossos inimigos.

A alimentação é 70% do que precisamos para manter a saúde, o peso ideal e a pele lisa que tanto sonhamos.

MOVA SEU CORPO

O exercício físico é sempre um hábito saudável, mas se queremos lutar contra a retenção de líquidos, é essencial esquecer o estilo de vida sedentário.

Não é necessário realizar uma prática de esportes radicais, apenas andando um pouco todos os dias, perceberemos os efeitos benéficos para o nosso corpo. Se o seu trabalho obriga a ficar sentado grande parte do dia, é aconselhável realizar exercícios periodicamente, como mover os dedos dos pés e levantar-se a cada hora para fazer uma curta caminhada.

DESCANSE E USUFRUA DE MASSAGENS

A sensação de inflamação ou retenção de líquidos também vem do estilo de vida que seguimos. Dormir 8 horas e mimar o corpo com massagens com gel estimulante nas pernas e nos pés também nos ajudará a reduzir a retenção de líquidos.

Além disso, use roupas confortáveis ​​e evite roupas apertadas. A roupa marrom apertada dificulta o retorno venoso e faz com que o sistema linfático seja comprimido, causando retenção de líquidos e inchaço nas pernas.

HIDRATE SEU CORPO

Um falso mito é que a retenção de líquidos é uma consequência do consumo excessivo de água. Nosso corpo, através de um complexo sistema de hormônios, está constantemente ajustando os níveis de fluidos para mantê-los equilibrados.

Nesse sentido, a água potável - pelo menos 1,5 litros por dia - nos permitirá limpar o corpo e eliminar toxinas e, portanto, reduzirá a retenção de líquidos. Sucos de frutas, infusões e caldos também são uma opção recomendada.

TRATAMENTOS PROFISSIONAIS

Ir a especialistas em estética também pode ser uma boa opção para combater a retenção de líquidos. Nesse sentido, tratamentos como pressoterapia, mesoterapia ou drenagem linfática são algumas das práticas que nos ajudarão a eliminar os líquidos acumulados em nosso corpo e, portanto, melhorar nossa figura corporal.

Dicas - Buena Beleza

Postar um comentário

0 Comentários